quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jantar solamente para chicas!







Essa semana eu resolvi convidar minhas amigas pra uma reuniaozinha aqui em casa. A vida aqui é sempre muito solitária, todo mundo trabalha demais, cansa demais, fica longe demais, tem saudade demais, etc.... E pra unir as meninas e fortalecer nossos laços eu organizei o encontro! Afinal, os amigos sao nosso maior tesouro!!!!! (isso inclui a familia!) E se a gente nao rega a plantinha da amizade, ela morre...!
Bom, convidei a Vi, Lan, Mari, Ana, Dai e a Michele. Umas nem responderam a mensagem, outras nao sabiam se vinham, outras ja nao podiam mesmo... nao importa! a Lan e a Virginia vieram, conversamos, fofocamos, bebemos horrores, comemos carpaccio, pasta de azeitonas negras, azeitonas recheadas de anchovas, mini torradinhas! O primeiro prato foi uma salada de espinafre, açúcar e mexilhoes e o segundo foi risoto de camarao com leite de coco e tabasco!! Sim senhor! Fiz um risoqueca! Risoto com muqueca! Na verdade coloquei o leite de coco porque esqueci de comprar coentro (é dificil achar coentro fresco) e o molho de camarao faltava um toque especial! Gente, ficou deliciosoooooooo!!!! Molhadinho, arroz al dente, um leve toque de tabasco ao fundo e o docinho do leite de coco!
E de sobremesa comemos yemas de Santa Teresa e abacaxi!
Foi muito bom! Quem nao veio perdeu!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

domingo, 26 de julho de 2009

Menú

Enquanto o Pedro pedala e fotografa os alpes europeus, eu fico aqui pensando no meu menú de amanha...
Toda segunda feira trabalho num restaurante bem típico español. Sou a cozinheira reserva! Quando a María, que é a cozinheira oficial folga, vou eu!
Entao toda segunda eu faço o almoço e de noite as tapas! Sao 3 primeiros pratos, 3 segundos, sobremesa, pao e uma bebida incluída por solamente 10 euros!
Meu menú de amanha será:

Os primeiros:
Salada de canonigos com mexilhoes
Salmorejo
Ovos recheados

Os segundos:
Entrecot a la parrilla
Filet de merluza empanado
Ovos com batatas fritas (que é o que mais vende, vcs acreditam???)

Agora com as férias e com a crise, as pessoas nao comem muito fora... porque economizam pra viajar. Mas mesmo assim se trabalha bem!

sábado, 25 de julho de 2009

Ginastica !!!!

Voês nao tem idéia de como me sinto muito melhor depois que me matriculei na academia!
Agora faço spining, yoga, nataçao, hidroginastica, recuperaçao das costas (porque dói demais na cozinha), musculaçao e tomo sol!!!! Só nao consegui fazer a dança latina ainda! Acaba com meu joelho! rs!
Quando cheguei aqui queria comer e beber tudo! Era tudo novo e delicioso! E com essa avacalhaçao alimentar, engordei 7 quilos.... Claro: tortillas, cañas, paellas, fideuá, carnes empanadas, molhos deliciosos, queijos, vinhos, cavas, jamón, chorizos, salsichas, etc.... ufa! (que delícia!)
O importante è que agora ja emagreci 2 quilos, continuo comendo tudo em menor quantidade, e me sinto bem melhor!
Recomendo a todo mundo que ama comer mas precisa emagrecer, a fazer exercicios!
E no verao fica muito mais facil comer saladas e sopas frias!!

Deixo aqui uma receitinha de salada!

Salada mimosa:
coraçoes de alface
gomos de laranja
uvas sem pele e sem semente (tirar com a tampa de uma caneta bic bem limpa)
banana
Ovo cozido
Nata agria (creme de leite temperado com sal, pimenta negra moída, suco de limao)

Elaboraçao:
Mesclar os ingredientes, espolvorear ovo cozido picado em brunoise super fina e temperada com a nata agria.

Quem provar me conta!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curiosidades sobre chás!


Muita gente tem duvida em relaçao aos chás verde, branco, vermelho e negro. Eu também tinha duvidas até fazer uma degustaçao dos chás com uma profissional que entende tudo deles!


Vou explicar um pouco!


Esses chás em geral sao plantas da familia da Camelia Sinensis e os principais países produtores sao China, Japao, Taiwan, Sri Lanka e Kenia. A partir das folhas frescas da Camelia se elaboram as variedades dos chás.


Chá branco: As folhas selecionadas sao as tres ultimas que ainda estao sem abrir e estao cobertas por uma pelicula branca, o que da o nome ao chá. As folhas sao secas artesanalmente preservando todas as suas propriedades. É rico em antioxidantes.


Chá verde: Sao colhidas as folhas verdes e escaldadas pra nao oxidarem. Também é rico em antioxidantes e bastante diurético.


Chá vermelho: Sao as folhas verdes fermentadas. Conta a historia que nos trajetos das caravanas que partiam do sudoeste da China, cruzavam o Tibet e finalizavam na Índia, as folhas que partiam verdes iam fermentando com o calor dos animais. Até hoje a fabricaçao desse chá é um segredo bem guardados pelos produtores!

Tem funçao estimulante do metabolismo de gorduras e a coloraçao bem vermelha.


Chá negro: As folhas verdes passam por um processo de oxidaçao completa. É o mais estimulante porque favorece a liberaçao da teína na infusao.


Vou colocar aqui uma receita que eu adorei e que vou preparar agora que é verao!


Cocktail de chá:

1 L de chá de limao japones

1 dose de vodka (obaa!)

4 colheres de açúcar

gelo em escamas

cascas de limao ou lima


Elaboraçao:

Preparar a infusao de chá , agregar a vodka e o açucar. Servir em taças com gelo e enfeitar com limao!


Que rico!!!





segunda-feira, 20 de julho de 2009

Emprego dos sonhos!

Sabe quando você pensa muito numa coisa, fala muito dela, e de repente descobre que ela existe???
Pois è! Falo da Fundaciòn Alicia (que è ALI de alimentaciòn e CIA de ciência). É um centro de pesquisa que estuda inovaçao tecnologica na cozinha, ou seja, pesquisa e alta gastronomia.
A fundaçao fica em San Benet, a 40 minutos de Barcelona. O local era um monastério que foi restaurado e modernizado mas conservando a estrutura antiga.
Eles tem oficinas de culinária para crianças, adultos, cursos de cozinha para diabéticos, celíacos, curso de hortas e um centro de pesquisas moderníssimo presidido por quem??? Aham... Ferrán Adriá !! Colaboram também muitos chefs estrelas como os irmaos Rocca, Alberto Adriá e por aí vai.
A equipe de profissionais vai de químicos à engenheiros, incluindo gastrônomos, nutricionistas, técnicos em alimentos, etc... E vai gente de todo o mundo estudar e trabalhar lá. Hoje eles tem mais ou menos 30 pesquisadores desenvolvendo projetos e vários cozinheiros dando cursos
A fundaçao è o máximo! Se eu chegar a trabalhar lá..... nao volto mais nao!!!!

Deixo aqui o site pra quem quiser mais informaçoes. E assim que eu for visitar a fundaçao conto mais coisas e coloco fotos!

www.alicia.cat

domingo, 12 de julho de 2009

La burbuja culinária!







Na semana passada fiz um curso que tinha como título "La burbuja culinária - salud y economia en nuestros fogones". O curso foi oferecido pela Cátedra Ferrán Adriá, na Universidade Camilo Jose Cela onde o objetivo é enfocar cultura e criatividade gastronômica.



Entre muitos palestrantes estava ninguém menos que Juli Soler, um dos donos do El Bulli!! Ficamos todos de boca aberta com a maneira do Juli pensar, de treinar os cozinheiros e seu pessoal!!! Vocês acreditam que cada profissional que entra ele leva pra dar uma volta gastronômica pela europa ???? Claro!! Pra que todo mundo que trabalha lá conheça o melhor e o pior daqui! Ele tem um senso incrível de trabalho em equipe, de humanizaçao e confiança! A jornada de trabalho aqui em Madrid por exemplo é: de 11 as 16 e de 19 as 00. Isso no setor de bares e restaurantes. E os funcinários só tem um dia livre.



Os funcionários do El Bulli nao...!! Mesmo antes de ser o que é o restaurante, eles tinham 2 dias livres e trabalhavam a metade. Perfeito!!!! Um cozinheiro funciona muito melhor descansado e feliz da vida! Foi ele quem descobriu o Ferrán e incentivou a divulgaçao da sua cozinha, porque, claro... o Ferrán descobria coisas mas nao apresentava. E entendemos que atrás do melhor restaurante do mundo, existe um grande trabalho!! E com idéias que já iam muito além do senso comum!



Estavam também outros 2 excelentes cozinheiros de restaurantes daqui de Madrid que tem estrelas Michelin; Andres Madrigal, do Alboroque e Juan Pablo Felipe do El Chaflán e Ari´s bar.



E num dos dias do curso, fomos jantar no Ari´s bar, que tem os mesmos pratos do El chaflán mas com um preço popular, digamos assim! Claro, os pratos também sao menores, mas é um menu degustaçao. Comemos de entradas anchovas com tomate, tartar de atùn com pistache (que era perfeito!!), ensaladilla rusa com salmao, papas con mojo (que sao batatas enrugadas com sal grosso e um molho delicioso), chipirones en su tinta, surtido de queijos com compotas de frutas, pao de ervas e reduçao de Pedro Ximenes. O primeiro prato foi atum vermelho com pil pil de tomate, o segundo prato foi secreto ibérico com gazpacho de pisto e tomamos 3 sobremesas!!! brownie com sorvete de baunilha, natillas de chocolate branco com marmelada de limao e torta de queijo com frutas vermelhas! Gente.... estava tudo perfeito!!!! Agora escrevendo eu vejo como comemos!!! rs! E tomamos àgua, cerveja, vinhos e cafè! Tudo isso por 30 euros! Muito barato pra degustar as obras de arte de um cozinheiro com estrela!



Nòs ja conhecìamos a cozinha do Juan Pablo e por ele já temos carinho! Quando a escola fez 50 anos fizemos um jantar pra 130 convidados com os pratos elaborados por ele. Nos dividimos em grupos e eu fiquei no primeiro prato que era exatamente o atum vermelho com pil pil de tomate(que levamos 3 dias pra fazer!!), com couscous de verduras e tomate doce.



Deixei vocês com fome, nè?!?!!

sábado, 11 de julho de 2009

Todo mundo me pergunta qual é minha cozinha... na verdade ainda estou em processo!! Aqui estudo cozinha clássica española, cozinha internacional (mas sempre mediterrânea) e agora que já tenho uma base vou me aprofundando na cozinha moderna, que eles chamam de cozinha molecular ou de vanguarda.
Essa cozinha moderna è impressionante! Vocês ja imaginaram fazer um molho de champagne que contenha as borbulhas????? Pois eu nunca tinha imaginado que seria possível...rs! E muitas outras coisas que se eu citasse ficaria dias!
Depois de escrever tudo isso... acho que já me encontrei! A minha cozinha è mediterrânea com traços de vanguarda! Existe isso?????
:))



Falando de mim!

Oi pessoal!!
Criei esse espaço pra discutirmos, trocarmos idéias, pra contar pra vocês um pouquinho também de como anda a vida por aqui!
Pra quem ainda nao me conhece, sou a Flavinha !! Me formei há 5 anos (jáaaa??) em nutriçao pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Uni-BH, trabalhei em terapia nutricional por 3 anos. Passado esse tempo decidi explorar e conhecer melhor a gastronomia que è minha grande paixao!! Agora moro em Madrid e estou estudando "Cocina y gastronomia" por aqui!
Feliz, encantada e em descobrimento desse universo tao maravilhoso!!!!