segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como saber se um alimento está estragado?

Muitos dos meus alunos e amigas recém casadas me perguntam sobre quanto tempo certo alimento aguenta na geladeira, como saber se está estragado e se vai fazer mal.
Então, para ajudar os alunos, as noivinhas e as mais novas esposas, deixo uma tabela que pode ser colocada na porta da geladeira. Assim o marido toma conhecimento, as visitas, a ajudante e a sogra também!


Foto ilustrativa: www.casaejardim.com.br


Respeitando a regra tempo-temperatura conseguimos manter as características dos alimentos e evitar contaminações. Falando em contaminação, as bactérias que causam doenças como diarreia, vômito, febre e dor NÃO alteram o alimento, ou seja, um alimento pode estar contaminado sem apresentar sinais de deterioração. Por isso é importante seguir as normas de armazenamento, descongelamento e cocção. 



Mais alguma dúvida, pessoal? 
Escrevam para o Cozinhando! ;)




5 comentários:

  1. Amei Flavinha! Vou mandar para minha mãe!

    Bjs,

    Mel

    ResponderExcluir
  2. Adorei.. já joguei fora um doce q passou do dia. mto boa a dica! bjos

    ResponderExcluir
  3. simone Fonseca Pereiraterça-feira, abril 02, 2013

    Adorei as dicas. Quanta coisa a gente acha que sabe e tá tudo errado!!!Valeu !!! Obrigada e continue com esse brilho ....que é só seu!!

    ResponderExcluir
  4. queijo ate no máximo 72h? o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frescos sim, Lu. Se forem bem armazenados duram um pouco mais. Os curados ficam fora da geladeira e podem durar até 100 dias. Lembrando que o tempo de duração vai depender da forma de armazenamento, e que esta é uma sugestão de durabilidade da Anvisa. Bjos!

      Excluir